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identidade

pedagógico-educativa

No dia 14 de maio de 2020, o Santo Padre, o Papa Francisco promoveu um encontro cujo tema foi “Reconstruir o pacto educativo global”. Este encontro teve como objetivo reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão. A situação atual da educação criou a necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna.

Para alcançar este fim, o Papa nos propõe 7 compromissos principais:

  1. Colocar a pessoa no centro: colocar a pessoa no centro de cada processo educativo, realçar a sua especificidade e a sua capacidade de estar relacionado com os outros, contra a cultura do descartável.

  2. Ouvir as gerações mais novas: escutar a voz das crianças, dos adolescentes e jovens para juntos construir um futuro de justiça e de paz, uma vida digna para cada pessoa.

  3. Promover a mulher: favorecer a participação plena das meninas e das jovens na educação.

  4. Responsabilizar a família: ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador.

  5. Se abrir à acolhida: educar e educar-nos à acolhida, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados.

  6. Renovar a economia e a política: estudar novas formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, ao serviço do homem e de toda a família humana na perspectiva de uma ecologia integral.

  7. Cuidar da casa comum: cuidar e cultivar a nossa casa comum, protegendo os seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e visando energias renováveis e respeitosas do meio ambiente.

 

Seguindo as indicações do Pacto educativo global, podemos dizer que a identidade pedagógico-educativa do Colégio Família de Nazaré sintetiza as linhas mestras de uma educação centrada na pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida, e inspira-se no modelo de Educação clássica, que privilegia o desenvolvimento das capacidades em relação ao conteúdo em vista da formação de uma pessoa sábia e madura, capaz de conhecer e amar a verdade, de conviver em diálogo com seus irmãos, cuidando na terra que Deus nos deu e procurando fomentar uma sociedade baseada na verdade a na justiça do Evangelho.

Neste modelo, considera-se irrenunciável o protagonismo dos pais na educação dos filhos, com quem o Colégio colabora em sua indelegável tarefa de educá-los, a fim de assegurar uma ação educativa coerente entre Colégio e família. Esta concepção pretende promover uma educação completa e integral, que favoreça o desenvolvimento pleno do estudante e se manifeste em todas as dimensões que caracterizam a unidade da pessoa e da ação educativa:​

  • Desenvolvimento físico

  • Desenvolvimento intelectual

  • Educação da vontade

  • Desenvolvimento afetivo e social

  • Educação moral e transcendente

Os princípios pedagógico-educativos do Colégio Família de Nazaré desejam ser uma síntese das linhas mestras de uma educação de qualidade: personalizada, completa e coerente. Tal síntese pretende oferecer, além do saber sistematizado universal, o desenvolvimento total e harmônico da pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida. 

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Educação personalizada

O Colégio proporcionará aos seus estudantes uma Educação personalizada. Ela consiste em um processo educativo centrado na pessoa, tendo como premissa a valorização da dignidade e da personalidade individual, de modo que esta seja trabalhada de forma ampla, profunda e sistemática, objetivando um processo de contínuo aperfeiçoamento pessoal. Este modelo educativo conjuga o fomento das habilidades educacionais com o desenvolvimento pessoal e visa o desenvolvimento harmônico de todas as facetas da pessoa humana: físico-corporais, sócio afetivas, intelectuais, volitivas, éticas e transcendentes. 

Com isto, desejamos que o estudante conheça os seus pontos fortes, bem como os aspectos a melhorar, para avançar em seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com seu potencial, a partir do qual pode adquirir conhecimentos, desenvolver aptidões e promover valores, se preparar para viver a totalidade do projeto pessoal de suas vidas, com dignidade e de acordo com a sua idade, encontrando a alegria de viver na realização de atos bons, na convivência humana cordial, na participação solidária e na melhora do ambiente que os cercam. Para tanto, usaremos o sistema denominado “Preceptoria” como estratégia principal. 

Educação completa

A Educação completa consiste em educar a totalidade do ser humano: o pensamento, a inteligência, a vontade, a afetividade e o sentido transcendente da vida. A educação tem como objetivo ensinar a pensar e a procurar a verdade, bem como fortalecer a vontade, possibilitando a adesão livre à verdade encontrada de forma crítica e responsável, numa sociedade em contínua mudança. Por meio de todo o processo ensino / aprendizagem das diferentes áreas curriculares, bem como de qualquer outra atividade realizada no âmbito do Colégio, os estudantes serão estimulados a desenvolver potencialidades diversas e virtudes humanas, de modo que haja uma Educação Completa.

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Educação coerente

A Educação coerente visa à integração sistemática entre o Colégio e a família do estudante. Sabe-se que os pais são os protagonistas da educação dos filhos. Levando em conta esta premissa, os pais, com o auxílio do professor-preceptor, elaboram um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) que supõe metas específicas de desenvolvimento integral para cada estudante. O professor-preceptor, em contínuo contato com outros professores, organizará os dados de cada estudante para acompanhar seu desenvolvimento. 

A função do Colégio em relação ao processo educativo é de coadjuvante, nunca substitutiva da família. Tendo em vista que toda pessoa necessita de coerência no seu trato diário, o Colégio e a família, que são as instituições das quais o jovem mais depende, devem trabalhar sinergicamente pelo bem do estudante. A tarefa do Colégio consiste em potencializar o protagonismo dos pais, ajudá-los a desenhar o projeto educativo pessoal que queiram para o seu filho e assessorá-los com os meios mais adequados para levá-lo a termo. Por isso é indispensável que os pais estejam dispostos a viver na vida familiar, critérios básicos coincidentes com os do Colégio. De outra forma, a incoerência entre os dois âmbitos naturais da educação (família e Colégio) prejudica o desenvolvimento do educando. 

Elementos diferenciais da nossa proposta pedagógica

1 - Introdução

2 - O fundamento cristão

3 - A identidade pedagógico-educativa: a educação clássica

4 - A Academia de Cultura Clássica e o Latim

5 - A música

6 - A educação moral

7 - A educação física

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