
identidade
pedagógico-educativa
No dia 14 de maio de 2020, o Santo Padre, o Papa Francisco promoveu um encontro cujo tema foi “Reconstruir o pacto educativo global”. Este encontro teve como objetivo reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão. A situação atual da educação criou a necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna.
Para alcançar este fim, o Papa nos propõe 7 compromissos principais:
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Colocar a pessoa no centro: colocar a pessoa no centro de cada processo educativo, realçar a sua especificidade e a sua capacidade de estar relacionado com os outros, contra a cultura do descartável.
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Ouvir as gerações mais novas: escutar a voz das crianças, dos adolescentes e jovens para juntos construir um futuro de justiça e de paz, uma vida digna para cada pessoa.
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Promover a mulher: favorecer a participação plena das meninas e das jovens na educação.
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Responsabilizar a família: ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador.
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Se abrir à acolhida: educar e educar-nos à acolhida, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados.
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Renovar a economia e a política: estudar novas formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, ao serviço do homem e de toda a família humana na perspectiva de uma ecologia integral.
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Cuidar da casa comum: cuidar e cultivar a nossa casa comum, protegendo os seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e visando energias renováveis e respeitosas do meio ambiente.
Seguindo as indicações do Pacto educativo global, podemos dizer que a identidade pedagógico-educativa do Colégio Família de Nazaré sintetiza as linhas mestras de uma educação centrada na pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida, e inspira-se no modelo de Educação clássica, que privilegia o desenvolvimento das capacidades em relação ao conteúdo em vista da formação de uma pessoa sábia e madura, capaz de conhecer e amar a verdade, de conviver em diálogo com seus irmãos, cuidando na terra que Deus nos deu e procurando fomentar uma sociedade baseada na verdade a na justiça do Evangelho.
Neste modelo, considera-se irrenunciável o protagonismo dos pais na educação dos filhos, com quem o Colégio colabora em sua indelegável tarefa de educá-los, a fim de assegurar uma ação educativa coerente entre Colégio e família. Esta concepção pretende promover uma educação completa e integral, que favoreça o desenvolvimento pleno do estudante e se manifeste em todas as dimensões que caracterizam a unidade da pessoa e da ação educativa:
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Desenvolvimento físico
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Desenvolvimento intelectual
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Educação da vontade
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Desenvolvimento afetivo e social
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Educação moral e transcendente
Os princípios pedagógico-educativos do Colégio Família de Nazaré desejam ser uma síntese das linhas mestras de uma educação de qualidade: personalizada, completa e coerente. Tal síntese pretende oferecer, além do saber sistematizado universal, o desenvolvimento total e harmônico da pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida.

Educação personalizada
O Colégio proporcionará aos seus estudantes uma Educação personalizada. Ela consiste em um processo educativo centrado na pessoa, tendo como premissa a valorização da dignidade e da personalidade individual, de modo que esta seja trabalhada de forma ampla, profunda e sistemática, objetivando um processo de contínuo aperfeiçoamento pessoal. Este modelo educativo conjuga o fomento das habilidades educacionais com o desenvolvimento pessoal e visa o desenvolvimento harmônico de todas as facetas da pessoa humana: físico-corporais, sócio afetivas, intelectuais, volitivas, éticas e transcendentes.
Com isto, desejamos que o estudante conheça os seus pontos fortes, bem como os aspectos a melhorar, para avançar em seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com seu potencial, a partir do qual pode adquirir conhecimentos, desenvolver aptidões e promover valores, se preparar para viver a totalidade do projeto pessoal de suas vidas, com dignidade e de acordo com a sua idade, encontrando a alegria de viver na realização de atos bons, na convivência humana cordial, na participação solidária e na melhora do ambiente que os cercam. Para tanto, usaremos o sistema denominado “Preceptoria” como estratégia principal.
Educação completa
A Educação completa consiste em educar a totalidade do ser humano: o pensamento, a inteligência, a vontade, a afetividade e o sentido transcendente da vida. A educação tem como objetivo ensinar a pensar e a procurar a verdade, bem como fortalecer a vontade, possibilitando a adesão livre à verdade encontrada de forma crítica e responsável, numa sociedade em contínua mudança. Por meio de todo o processo ensino / aprendizagem das diferentes áreas curriculares, bem como de qualquer outra atividade realizada no âmbito do Colégio, os estudantes serão estimulados a desenvolver potencialidades diversas e virtudes humanas, de modo que haja uma Educação Completa.

