FILOSOFIa

A concepção educativa do Colégio Família de Nazaré sintetiza as linhas mestras de uma educação centrada na pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida. Considera-se, portanto, irrenunciável o protagonismo dos pais na educação dos filhos, com quem o Colégio colabora em sua indelegável tarefa de educá-los, a fim de assegurar uma ação educativa coerente entre Colégio e família. Esta concepção pretende promover uma educação completa, integral, que favoreça o desenvolvimento pleno do estudante e se manifeste em todas as dimensões que caracterizam a unidade da pessoa e da ação educativa: 

  • Desenvolvimento físico

  • Desenvolvimento intelectual

  • Educação da vontade

  • Desenvolvimento afetivo e social

  • Educação moral e transcendente

Os princípios de educação do Colégio Família de Nazaré desejam ser uma síntese das linhas mestras de uma educação de qualidade: personalizada, completa e coerente. Tal síntese pretende oferecer, além do saber sistematizado universal, o desenvolvimento total e harmônico da pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida. 

Educação personalizada

O Colégio proporcionará aos seus estudantes uma Educação personalizada. Ela consiste em um processo educativo centrado na pessoa, tendo como premissa a valorização da dignidade e da personalidade individual, de modo que esta seja trabalhada de forma ampla, profunda e sistemática, objetivando um processo de contínuo aperfeiçoamento pessoal. Este modelo educativo conjuga o fomento das habilidades educacionais com o desenvolvimento pessoal e visa o desenvolvimento harmônico de todas as facetas da pessoa humana: físico-corporais, sócio afetivas, intelectuais, volitivas, éticas e transcendentes. 

Com isto, desejamos que o estudante conheça os seus pontos fortes, bem como os aspectos a melhorar, para avançar em seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com seu potencial, a partir do qual pode adquirir conhecimentos, desenvolver aptidões e promover valores, se preparar para viver a totalidade do projeto pessoal de suas vidas, com dignidade e de acordo com a sua idade, encontrando a alegria de viver na realização de atos bons, na convivência humana cordial, na participação solidária e na melhora do ambiente que os cercam. Para tanto, usaremos o sistema denominado “Preceptoria” como estratégia principal. 

Educação completa

A Educação completa consiste em educar a totalidade do ser humano: o pensamento, a inteligência, a vontade, a afetividade e o sentido transcendente da vida. A educação tem como objetivo ensinar a pensar e a procurar a verdade, bem como fortalecer a vontade, possibilitando a adesão livre à verdade encontrada de forma crítica e responsável, numa sociedade em contínua mudança. Por meio de todo o processo ensino / aprendizagem das diferentes áreas curriculares, bem como de qualquer outra atividade realizada no âmbito do Colégio, os estudantes serão estimulados a desenvolver potencialidades diversas e virtudes humanas, de modo que haja uma Educação Completa.

Educação coerente

A Educação coerente visa à integração sistemática entre o Colégio e a família do estudante. Sabe-se que os pais são os protagonistas da educação dos filhos. Levando em conta esta premissa, os pais, com o auxílio do professor-preceptor, elaboram um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) que supõe metas específicas de desenvolvimento integral para cada estudante. O professor-preceptor, em contínuo contato com outros professores, organizará os dados de cada estudante para acompanhar seu desenvolvimento. 

A função do Colégio em relação ao processo educativo é de coadjuvante, nunca substitutiva da família. Tendo em vista que toda pessoa necessita de coerência no seu trato diário, o Colégio e a família, que são as instituições das quais o jovem mais depende, devem trabalhar sinergicamente pelo bem do estudante. A tarefa do Colégio consiste em potencializar o protagonismo dos pais, ajudá-los a desenhar o projeto educativo pessoal que queiram para o seu filho e assessorá-los com os meios mais adequados para levá-lo a termo. Por isso é indispensável que os pais estejam dispostos a viver na vida familiar, critérios básicos coincidentes com os do Colégio. De outra forma, a incoerência entre os dois âmbitos naturais da educação (família e Colégio) prejudica o desenvolvimento do educando. 

Contato: (62) 3609-6207 / (62) 3609-6405 
Whatsapp: (62) 98228-0246 
Email: secretaria@familiadenazare.com.br

Rua Pena Chaves, Qd. 19, Lt. 09Vila Nova Canaã, Goiânia-GO

CEP: 74415-410
CNPJ: 27.929.089/0002-02
Resolução CEE/CEB N. 549/2018

© 2019 Colégio Família de Nazaré